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Parou de perder peso? Não consegue baixar seu tempo? Fuja do ‘efeito platô’

Postado em 11 de agosto de 2015 / em

Se você treina há algum tempo, talvez já tenha experimentado uma fase no treinamento em que parou de melhorar ou até piorou. Isso se chama “efeito platô”. E, de uma maneira geral, quando esse momento chega, é hora de observar e analisar o que está sendo feito e tentar estabelecer algumas mudanças.

Quando você é um iniciante e treina regularmente, pode ser que o seu desempenho melhore um pouco todo mês. Com isso, aqueles quilos indesejáveis também começam a ir embora. É importante você buscar objetivos e metas possíveis e que façam bem.

Mas se, mesmo assim, esse momento de estagnação chegou, vamos ver o que você pode fazer para tentar revertê-lo:

– Primeiramente, coloque a mão na consciência e tenha a certeza de que você mesmo não está se sabotando, fugindo constantemente da dieta e usando a sua planilha de treinos apenas como sugestão;
– Talvez você deva dar uma mexida na dieta. Vale uma consulta com um nutricionista;
– Será que seus treinos estão gerando estímulos suficientes para você queimar calorias e gerar adaptações positivas? Chegou a hora de aumentar a intensidade? Ou será que você passou da conta e o cansaço não te deixa evoluir? Vale uma conversa com um treinador.

Mas, se você quer mesmo é diminuir seu tempo e ir mais longe, atingir um ponto em que você para de melhorar pode significar, entre outras, três coisas: você atingiu seu potencial máximo e seu DNA não o deixa ir além, você está treinando menos e atingir o objetivo começa a demandar mais dedicação e tempo ou você está treinando demais e sobrecarregando o seu sistema. Avalie isso com cuidado, pois as melhoras para quem já é mais avançado são pequenas e custosas mesmo.

Preste atenção no que você pode fazer para evitar ou sair dessa zona tão desconfortável:

– Se sentir que está treinando demais, desacelere. Talvez você precise de mais tempo para a recuperação já há algum tempo e a hora de descansar chegou;
– Será que você precisa suplementar a suaalimentação? Provavelmente você não consegue extrair tudo que precisa da sua dieta. Também vale uma consulta com o nutricionista;
– Verifique se está dormindo o suficiente para acordar descansado e disposto para as tarefas do dia. Pode ser que você precise dormir mais ou melhor;
– Se você está treinando menos, talvez seja a hora de aumentar as intensidades em alguns treinos ou se dedicar um pouco mais. E aqui você vai ter que equilibrar o que você terá que treinar a mais com o que será possível treinar (diante das tarefas do dia). Mas vá aos poucos, você não consegue melhorar um mês em uma semana. Também vale uma conversa com um treinador.

Fonte: G1

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