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O que é Fast Fitness?

Postado em 1 de agosto de 2017 / em

A ciência já havia demonstrado que eles são eficazes. Agora, os treinos muito curtos e de alta intensidade figuram entre os mais procurados nas academias. No Brasil, as principais redes, como a Bodytech e a Cia Athletica, oferecem aulas de no máximo trinta minutos que asseguram ao praticante condicionamento físico e benefícios cardiovasculares e metabólicos equivalentes aos promovidos por atividades que levam uma hora para serem executadas. Este saldo positivo – menos tempo e igual resultado – é o que embala a popularidade dessa espécie de fast fitness. “Muita gente deseja fazer uma atividade que consuma menos tempo”, diz Silvio Rodrigues, coordenador de Ginástica da Competition, outra das principais redes de São Paulo.

Os treinos consistem na repetição de atividades em alta intensidade intercalada por períodos muito breves de descanso. O princípio é adotado em diversos tipos de modalidades. Na corrida, os tiros – quando a velocidade aumenta – são alternados por minutos de passadas mais lentas. Na bicicleta, o nível das pedaladas oscila entre o máximo e o mínimo. O HIIT, acrônimo de High Intensity Interval Training (treino intervalado de alta intensidade), pauta também aulas na água, no trampolim e a funcional. Nesta última, o objetivo é manter azeitados movimentos naturais do corpo como puxar, empurrar e se locomover.

Mudança no metabolismo

O conceito por trás desse novo jeito de se exercitar é o de que durante as alternâncias entre ação extrema e repouso o organismo é obrigado a fazer adaptações muito rápidas. “O corpo vai ganhando nessas respostas fisiológicas”, afirma Luiz Carnevali Junior, consultor técnico da Bio Ritmo, outra grande rede paulista de academias que oferece o treino. Nesse esforço acontecem as mudanças positivas para o fortalecimento muscular, o condicionamento cardiovascular e o metabolismo. No pico do exercício, por exemplo, o coração pode ser obrigado a bombear até cinco vezes mais sangue do que a quantidade injetada em repouso. Isso deixa o músculo cardíaco mais forte e favorece a flexibilidade dos vasos sanguíneos.
Adotar o fast fitness como modelo de treino requer mais do organismo. Por isso, os especialistas sugerem que os iniciantes façam uma preparação, ganhando condicionamento em atividades aeróbicas tradicionais para só então iniciarem as aulas HIIT.

Fonte: Istoe.com.br

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