Stark Supplements Logo

Notícias

Confira as notícias mais recentes

O que é Detox?

Postado em 9 de Janeiro de 2017 / em

O que é Detox?

Trata-se de um processo natural e contínuo de desintoxicação  do corpo com o objetivo de de neutralizar ou eliminar as toxinas do corpo.

As toxinas capazes de prejudicar os tecidos do corpo, incluindo os resíduos que resultam da atividade de células normais, como a amônia, ácido láctico e homocisteína, e as toxinas de origem humana que estamos expostos no nosso ambiente, comida e água. Os sistemas de fígado, intestinos, rins, pulmões, pele, sangue e linfáticos trabalham juntos para garantir que as toxinas sejam transformados quimicamente para compostos menos prejudiciais e excretados do nosso corpo.

O que é então uma dieta detox?

O termo é utilizado para se referir a um tipo de dieta, ervas e outros métodos de remoção de toxinas ambientais. Existem vários tipos diferentes de dietas detox que, em geral, é de curto prazo:

  • Diminui a quantidade de produtos químicos ingeridos (por exemplo, comer alimentos orgânicos).
  • Incentiva o consumo de alimentos que fornecem as vitaminas, nutrientes e antioxidantes necessários para a desintoxicação.
  • Contém alimentos ricos em fibras e água, que eliminar toxinas através do aumento da frequência de evacuações e micção.

Qual o objetivo da dieta detox?

De acordo com pesquisas, muitos dos produtos químicos que ingerimos diariamente através de alimentos, água, ar e pode se tornar depositado em células de gordura em nossos corpos. As toxinas incluem pesticidas, antibióticos e hormônios em alimentos, produtos químicos a partir de embalagens de alimentos, produtos de limpeza, detergentes, aditivos alimentares, metais pesados, poluição, drogas e fumaça de cigarro. Uma dieta que carece de certos nutrientes também pode prejudicar a nossa capacidade natural para desintoxicar produtos químicos, o que leva ao seu acúmulo no organismo.

O famoso “peso corporal”, pode levar causar graves doenças e até ser associada a um  desequilíbrio hormonal, a uma função imunológica diminuída, deficiência nutricional e um metabolismo ineficiente. Sintomas incluem indigestão, falta de concentração e lentidão, dores de cabeça, mau hálito, fadiga e dores musculares.

Benefícios

Aumento na disposição, pele mais clara, movimentos intestinais regulares, melhora a digestão e aumento da concentração e clareza após uma dieta de desintoxicação. Estão entre esses benefícios

Quem não pode fazer essa dieta?

Antes de iniciar qualquer tipo de dieta detox, deve-se consultar um profissional de saúde qualificado. Crianças, mulheres grávidas ou amamentando, não devem fazer a dieta detox. Pessoas com doenças crônicas, como doença renal ou hepática só deve fazê-la sob a supervisão de seu nutricionista.

Efeitos colaterais

Um dos efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça nos primeiros dias após o início da dieta de desintoxicação, muitas vezes por conta da retirada da cafeína. Por este motivo, alguns médicos sugerem que se diminua a quantidade de cafeína gradualmente antes de se iniciar uma dieta de desintoxicação.

A constipação pode ocorrer se as pessoas consomem excesso de fibra sem também aumentar a sua ingestão de líquidos. Outros efeitos colaterais podem incluir cansaço, irritabilidade, acne, perda de peso e da fome, e diarreia excessiva. Qualquer agravamento dos sintomas deve levar a uma visita a um profissional de saúde qualificado.

Cuidado com o tempo de uma dieta detox, pois isso pode resultar em deficiências nutricionais, principalmente de proteínas (algumas dietas de desintoxicação omitem produtos de origem animal) e cálcio.

Compartilhe este post
Tags

Notícias

A nossa preocupação, além de levar a você os melhores produtos para sua suplementação, é que você leve uma vida saudável e ativa. Por isso, reunimos nessa área notícias e artigos interessantes para lhe ajudar a se informar e conhecer mais sobre o assunto.

Categorias

Nuvem de Tags